24 de Maio de 2014 - Jornal O Cidadao online.
O Rio de Janeiro vem se preparando para receber grandes eventos como a Copa do Mundo, em 2014 e os Jogos Olímpicos, em 2016. Em diversos veículos da grande imprensa, como jornal, televisão e rádio é percebido um clima de euforia, festa e alegria. Porém, a realidade é problemática, e impressionante. Principalmente porque as obras atingem negativamente boa parte da população.
O impacto das intervenções urbanas tem atingido milhares de moradores de (...)
Página inicial > Português > América Latina
América Latina
-
BRASIL - O que acontece com quem “vive no caminho” da Copa e das Olimpíadas?
Eliano Félix, O Cidadao
17 de junho de 2014, por Claudia Casal -
BRASIL - CNJ obriga cartórios a celebrar casamento entre homossexuais
Brasil de fato
24 de junho de 2013, por Dial14 de maio de 2013 - Brasil de Fato - Resolução proíbe que se negue a conversão em casamento de união estável de homossexuais; decisão passa a valer a partir de publicação no Diário Oficial
O CNJ (Conselho Nacional de Justiça) aprovou nesta terça-feira (14), por 14 votos a 1, a resolução que obriga todos os cartórios do país a celebrar casamentos entre homossexuais. A decisão passará a valer a partir de sua publicação no Diário Oficial da União, que ainda não tem data para ocorrer.
A proposta, que foi (...) -
BRASIL - José Comblin: um desafio à intelligentzia brasileira
Leonardo Boff
6 de abril de 2011, por DialNo dia 27 de março morreu aos 88 anos de idade perto de Salvador o teólogo da libertação José Comblin. Belga de nascimento, optou por trabalhar na América Latina, pois se dava conta de que o Cristianismo europeu era crepuscular e via em nosso Subcontinente espaço para a criatividade e um novo ensaio em contacto especialmente com a cultura popular. Ele encarnava o novo modo de fazer teologia, inaugurado pela Teologia da Libertação, que é ter um pé na miséria e outro na faculdade de teologia. Ou dito (...)
-
BRASIL - A “pacificação” de favelas no Rio de Janeiro: a contrainsurgência preventiva?
Eduardo Tomazine Teixeira
14 de março de 2011, por Eduardo TomazineOs telegramas da diplomacia americana revelados pelo WikiLeaks testemunham que a política de “pacificação” de favelas se assemelha em muito à doutrina de contrainsurgência aplicada pelos EUA no Afeganistão e no Iraque. Mas quem são os insurgentes no Rio de Janeiro? Seriam os narcotraficantes, cujo poder de fogo ofusca a sua pouca organização e os seus interesses puramente comerciais; ou, ao contrário, seria a população das favelas o objeto da “pacificação”?
As Unidades de Polícia Pacificadora (a “versão (...) -
BRASIL - A impunidade que envergonha a justiça do Pará
Antonia Macedo Ribeiro, Frei Henri Burin des Roziers & Jovandre Antonio de Melo
28 de junho de 2010, por DialXinguara-PA, 22 de junho de 2010.
Por causa da morosidade e gravíssimos erros da Justiça do Pará, fazendeiros mandantes de assassinatos de trabalhadores rurais no Sul do Pará não serão julgados, beneficiando-se da prescrição dos crimes.
1- Fazendeiro Valter Valente: prescrição depois de 28 anos
O lavrador Belchior Martins da Costa foi assassinado no dia 02.03.1982, por disputa de terra, quando colhia sua roça de arroz. Conforme declarações da época, o corpo foi perfurado por 140 tiros, mas a (...) -
BRASIL - Um passeio pelo Tocantins: partilhando a esperança
François Glory
9 de setembro de 2009, por DialHistórico
Em novembro 1983, quando era pároco de Natividade (To), escapei de uma emboscada de pistoleiros na cidadezinha de Goianorte, atualmente município, chamado São Valério. Dom Celso Pereira, na época bispo de Porto Nacional, Dom Pedro Casaldaliga bispo da prelazia de São Felix do Araguaia e Dom Fernando, arcebispo de Goiânia pediram que eu me afastasse da região por certo tempo. Meus colegas Aristides Camio e Francisco Gouriou ainda estavam detidos em Brasília, acusados de organizar (...) -
BRASIL - OEA condena Brasil por práticas ilegais contra MST
Adital
30 de agosto de 2009, por Dial7 de agosto de 2009 - Adital - Ontem (6), a Corte Interamericana de Direitos Humanos da Organização dos Estados Americanos (OEA) condenou o Brasil por escutas telefônicas ilegais ocorridas em 1999, no Paraná, contra associações de trabalhadores ligadas ao Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST). Com a sentença, as autoridades brasileiras serão obrigadas a realizar uma investigação completa e imparcial do caso, além de reparar todas as vítimas.
Na ocasião, a Corte Interamericana considerou (...) -
BRASIL - Igrejas e questões político-agrárias no Maranhão
Victor Asselin
10 de agosto de 2009, por DialPermitam-me, ao fazer memória da história eclesial dos anos 60-90, dedicar estas palavras aos trabalhadores e trabalhadoras da área rural deste Estado e da periferia da cidade de São Luis e torná-las celebração, pois sua coragem e sua luta só podem ser expressados em sentimento de indignação diante de tamanha corrupção e de agradecimento pelo dom da vida de muitas vítimas.
Foi-me proposto o tema “As Igrejas cristãs e as questões político-agrárias no Maranhão”. Ser-me-á difícil tratar do assunto de (...) -
BRASIL - Mais um líder camponês é assassinado
Comissão Pastoral da Terra do Sul e Sudeste do Pará
23 de junho de 2009, por Claudia CasalXinguara-PA, 19 de junho de 2009 - Na manhã do ultimo dia 15.06.09, foi encontrado o corpo do líder camponês Luiz Lopes de Barros, nas proximidades da área Jatobá, região da Batente, Município de Conceição do Araguaia. Havia marcas visíveis de 01 tiro na cabeça e outro no corpo. Tudo indica tratar-se de crime executado por encomenda, pois nenhum objeto foi subtraído, tendo sido deixada a moto e seus documentos pessoais, ao lado do corpo.
Luiz Lopes era membro da Liga dos Camponeses Pobres (LCP), (...) -
BRASIL - A fraude do Banco Central nas operações de SWAP
Bruno Lima Rocha
18 de julho de 2008, por Bruno Lima RochaEntrevista com o economista José Carlos de Assis, presidente do Instituto Desemprego Zero, a respeito das operações executadas pelo Banco Central no chamado Swap e do Swap Reverso
Um tema como esse merece apresentação digna. No verão deste ano, lendo a página de Luis Nassif, deparei-me com uma grata surpresa. O jornalista especializado na área econôica apontava uma esperança para o pensamento econômico brasileiro retomar as suas melhores tradições do Estado Nacional Desenvolvimentista e dar de pau de (...)