IHU On-Line - O que provocou a ida das eleições ao segundo turno de Lula e Geraldo Alckmin? João Pedro Stédile - Há muitos fatores que influenciaram. E na luta política é muito difícil determinar qual deles teve maior influência. Nas avaliações do MST e dos movimentos, temos analisado de que as causas principais foram: uma campanha completamente despolitizada, sem debate de projetos e sem envolvimento dos verdadeiros interesses de classe. Um estilo de campanha que não mobilizou a militância, de nenhum (...)
Página inicial > Português > América Latina
América Latina
-
BRASIL - «O Brasil está vivendo uma crise de projeto, uma crise de destino». Entrevista especial com João Pedro Stedile, do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra
Instituto Humanitas Unisinos
26 de outubro de 2006, por Manuela Garza Ascencio -
BRASIL - Vitoria de Lula? (por Marilza de Melo Foucher)
23 de outubro de 2006, por Marilza de Melo Foucher
Se as pesquisas refletem a realidade, Lula ganhará essas eleições. Será que poderíamos dizer que o eleitorado brasileiro derrotou a grande midia nacional? Pelo o que tenho acompanhado a grande mídia nacional continua muito parcial. Segundo dados do Observatorio internacional o espaço dado a Lula na Imprensa foram de matérias negativas, enquanto seu adversario teve somente 17, Lula teve 257 matérias negativas!
Lamentavelmente quem vai sair derrotada nessas eleições é a grande imprensa nacional (...) -
BRASIL - A força do Povo que espera um futuro melhor (por Marilza de Melo Foucher)
12 de outubro de 2006, por Marilza de Melo Foucher
Vamos ter que nos preparar e botar a alegria e todas as energias positivas em ação. Não basta fazer campanha somente por internet, apesar de ser este um dos meios de comunicação para quem vive fora do Brasil, mesmo assim no exterior temos muitos eleitores. Na França a tradição se repetiu, a esquerda mais uma vez ganhou, todavia, quase a metade do eleitores não se apresentaram no consulado em Paris. Ai no Brasil diante do anti-Lula da mídia do qual a tendência é aumentar, e do debate da Globo que já (...)
-
BRASIL - O que está em jogo na reeleição presidencial
Leonardo Boff
11 de outubro de 2006, por DialQuem derrotou Lula não foi Geraldo Alckmin mas o próprio partido do Presidente, o PT. O destemor insano de altos dirigentes petistas pôs a perder uma vitória garantida de Lula já no primeiro turno. O que pesou mesmo não foi tanto o escândalo do dossiê contra o candidato Serra, pois dossiês sempre existiram, fabricados por políticos afeitos à intimidação e ao manejo da mentira como arma política. A ausência de Lula no debate final contou negativamente mas não foi o decisivo. O que destroçou o PT e (...)
-
BRASIL - Reeleição de Lula e agora? (por Leonardo Boff, ALAI)
5 de outubro de 2006, por Manuela Garza Ascencio
ALAI - A vitória do Presidente Lula já no primeiro turno vem carregada de incertezas e interrogações. Como continuar? Qie tipo de governabilidade será possível? Grande parte da dubiedade se tributa à estupidez política e à irracionalidade estratégica de dirigentes do próprio PT. Certamente contando com a impunidade de seus companheiros antes acusados de corrupção, levaram avante a mesma estratégia imoral. Este escändalo faz com que o novo governo comece carente de credibilidade e enfraquecido eticamente. (...)
-
BRASIL - As eleições e a reforma trabalhista (por Altamiro Borges, ADITAL)
2 de outubro de 2006, por Dial
Adital - Na sucessão presidencial deste ano, o debate programático tem ficado meio de escanteio. Na sua cruzada moralista, a mídia venal pouco tem falado sobre os graves problemas brasileiros e, menos ainda, sobre as propostas dos candidatos. A baixaria tomou conta da propaganda eleitoral de rádio e televisão. Na prática, somente a coligação «A força do povo», composta por PT, PCdoB e PRB, apresentou a sua plataforma de governo. A mídia preferiu desancar o texto, mais por suas lacunas do que por suas (...)
-
BRASIL - O Lula teve razao em nao ir ao debate da Globo (por Marilza de Melo Foucher)
30 de setembro de 2006, por Marilza de Melo Foucher
Acabo de ver os vídeos do debate! O «trio tristeza» só faltou cantar esse refrão: Naquela cadeira estar faltando ele e a inveja dele estar doendo em mim".
Coitado do jornalista da Globo que anunciava que o debate ia ser sério, sem baixarias e que o eleitor ia conhecer o programa de governo de cada candidato para tirar suas conclusões! Dito naquele tom solene do padrão Globo impressiona.
O que assisti foi um pouco cômico para um debate democrático de 3 candidatos a Presidência. Nenhum apresentou seu (...) -
BRASIL - Eleições 2006: Todo dia é dia para exercer minha florestania e minha cidadania (por Marilza de Melo Foucher)
9 de agosto de 2006, por Marilza de Melo Foucher
Agora que as eleições se aproximam vamos exercer nossa florestania (o exercício da cidadania dos povos da floresta) e nossa cidadania política. Esta é hora de agir de forma organizada para dar um valor simbólico ao nosso voto consciente, pressionando os candidatos a cumprir com certos compromissos sociais e políticos! Temos hoje a internet a nossa disposição e cada um direta ou indiretamente de participar na campanha eleitoral. Existe um potencial de setores organizados no Brasil que estão (...)
-
BRASIL - Campanha «Carta a Lula»
6 de julho de 2006, por Dial
A Comissão pastoral da Terra, Cáritas, Serviço Pastoral do Migrante, Repórter Brasil, AATR, Pastoral Rural & Sintagro da Bahia, CDH de Açailândia (MA) e de Araguaína (TO) lançam uma campanha ’carta a Lula’ sobre a questão do combate ao trabalho escravo no Brasil. Essa campanha correrá por três meses, até as eleições brasileiras de outubro. O texto está no fim da mensagem. Para enviar o texto ao Presidente do Brasil, clique no link https://planalto.gov.br , selecione [fale conosco] e cola o texte da (...)
-
BRASIL - Golpismo ganha alento (Valdemar Menezes, ADITAL)
23 de novembro de 2005, por Dial
01.11.05 - ADITAL - A ofensiva descarada dos últimos dias, encetada pelas «forças da ordem» para depor o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, através de impeachment, e cancelar o registro do Partido dos Trabalhadores, impedindo-o de lançar candidatos às eleições de 2006, ganha lances de gangsterismo, com a farsa montada, através da revista Veja, para acusar a campanha presidencial de Lula de ter recebido US$ 3 milhões de Cuba, em 2002.
A hipótese da utilização desse tipo de manobra pela direita (...)