Portada del sitio > Português > América Latina > Comissão Pastoral da Terra - Nordeste (Brasil)

Comissão Pastoral da Terra - Nordeste (Brasil)

CPT NORDESTE - Alagoas, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande Norte, Recife

A Comissão Pastoral da Terra (CPT) é um serviço à causa dos homens e mulheres pobres do campo brasileiro, aos quais presta apoio e Assessoria na organização em vista da defesa de seus direitos e da conquista de espaços econômicos, políticos, sociais e culturais. A realidade e os anseios dos mesmos orientam sua missão.

O ponto de partida de sua ação é a experiência dos trabalhadores(as) rurais, sua fé e sua capacidade de assumir sua própria história. Enquanto pastoral, a CPT é um organismo de igrejas, que se comprometem e colaboram com suas iniciativas, particularmente a Igreja Católica e a Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB).

As principais linhas de trabalho da CPT Nordeste são: luta pela terra e pela reforma agrária, pequena produção agropecuária, luta pelos direitos, desenvolvimento local e cidadania.

A CPT promove uma constante informação e formação das famílias sem terra e assentadas que compõem os grupos apoiados pela CPT.

Procura contribuir com iniciativas que efetivem os direitos conquistados e garantidos em lei e ampliem os direitos civis, culturais, econômicos, políticos e sociais, assumindo a pressão e o conflito como inerentes ao processo democrático e como fonte de direitos.

Favorece uma formação (cursos, oficinas e seminários) que objetive a gestão participativa das organizações das famílias, na perspectivas de democratizar os seus espaços de decisões;

Estimula a cooperação entre as diversas organizações dos assentados que atuem no âmbito local, na perspectiva de um mercado solidário.

Realiza campanhas de solidariedade entre os grupos e com a sociedade civil em prol da reforma agrária.

http://www.cptpe.org.br/