9 novembro 2023 - A terra é Redonda - Não se trata de uma guerra, mas de um verdadeiro genocídio e limpeza étnica.
Vamos direto ao assunto. A retaliação do estado de Israel ao ato de terror de sete de outubro perpetrado pelo Hamas, da Faixa de Gaza, foi profundamente desproporcional. Tinha o direito de autodefesa garantido legalmente. Mas a pretexto de caçar e matar terroristas acionaram seu sofisticado arsenal bélico.
Foram destruídos centenas de edifícios, assassinados milhares de (…)
Página inicial > Português > Global
Global
-
Opinião
PALESTINA - O genocido israelenseLeonardo Boff, A terra é Redonda
29 de novembro de 2023, postado por Pedro Picho -
Opinião
O ofício de serventeIlka Oliva Corado
5 de maio de 2017, postado por Ilka Oliva CoradoUltimamente defensores dos direitos humanos nos chamam de assistentes domésticas, para diminuir o golpe, mas vamos às coisas pelo seu nome: somos serventes, nosso ofício é servir.
Partindo daí, podemos esmiuçar a gama de abusos que vivemos aqueles que trabalhamos no serviço doméstico de babá e de faxineira. Não importa o país, a realidade dos serventes é a mesma em todos os lados. Não vamos dar banhos de pureza e apontar os Estados Unidos como os causadores de todos os nossos males. Na (…) -
Opinião
Uma dignidade chamada SíriaIlka Oliva Corado
28 de dezembro de 2016, postado por Ilka Oliva CoradoUma das farsas monumentais da mediatização mundial, das últimas décadas, foi o invento polarizado de uma guerra na Síria. Uma mentira de tantas, como a de uma ditadura na Venezuela com Chávez e Maduro ou a de Cuba com Fidel e Raúl. Como a de um ditador Gadaffi na Líbia. Como a que apoiou a invasão dos Estados Unidos no Iraque e Afeganistão. Como a que ocultou o genocídio em Ruanda.
A mesma mediatização que ainda continua a chamar ditador a Salvador Allende. A que deshonra a memória de (…) -
Opinião
Consternar-se não é suficienteIlka Oliva Corado
29 de agosto de 2016, postado por Ilka Oliva CoradoCada vez que nos enterramos de uma notícia desagradável, uma violação sexual, um feminicídio, um massacre ou um ato terrorista, nossa primeira reação e última é consternarmos e ficarmos ali; como se com isso cumpríssemos com nossa cota de consciência social, como mostra do nosso compromisso coletivo. Com toda a injustiça e dor que através da história fez este mundo em pedaços, nós seguimos nos refugiando em nossa egolatria. Até que a dor não nos toque de perto e não nos rasgue a pé em carne (…)
-
Opinião
Me escute, sou vítima de tráfico humanoIlka Oliva Corado
18 de agosto de 2016, postado por Ilka Oliva CoradoQuando vivia na Guatemala, escutei uma mãe de família dizer, referindo-se a uma jovem que trabalhava em um bar (em Guatemala se chamam “bares” os centros noturnos parecidos com as cantinas onde também se oferecem serviços sexuais, também podem ser chamados de “prostíbulos”) de garçonete e havia tido três filhos de distintos pais, ou seja, uma mãe solteira: “essa está aí porque é uma puta e gosta de pica”.
As mulheres que participaram da conversa, todas mães de família, casadas pela Igreja (…) -
Opinião
Os Jogos Olímpicos entre o patriarcado e o elitismoIlka Oliva Corado
16 de agosto de 2016, postado por Ilka Oliva CoradoOs Jogos Olímpicos têm sido elitistas desde o seu início. Os chamados Jogos Olímpicos da Antiguidade, que ocorreram de 776 a.c. a 393 d.c., também foram exclusivos para homens, coisa que foi mudando conforme foram passando os anos e mais mulheres incursionaram em disciplinas que há 120 (início dos Jogos Olímpicos Modernos) anos o mundo jamais imaginara. Rompendo paradigmas, o gênero feminino demonstrou que não há nada no mundo que seja absoluto de um gênero (salvo parir) como o patriarcado (…)
-
Opinião
ESTADOS UNIDOS - O racismo de Trump se reflete em todo nós como humanidadeIlka Oliva Corado
1º de agosto de 2016, postado por Ilka Oliva CoradoO discurso de aceitação de Trump na Convenção Republicana foi um ultraje à paz e à democracia, e ainda foi em si mesmo um chamado para a violência e continuidade de políticas racistas e intervencionistas.
No começo de sua corrida pela presidência muitos o taxaram de louco como desprestigio, mas não, os loucos são outra coisa, Trump é a exemplificação do pensamento ultraconservador que rege os cimentos deste país: sua sociedade e seu sistema. A única coisa que Trump fez foi dizer em voz (…) -
Opinião
ESTADOS UNIDOS - O eterno racismo na terra da Ku Klux KlanIlka Oliva Corado
18 de julho de 2016, postado por Ilka Oliva Corado9 de Julho de 2016 - Surge a pergunta urgente: o que faz Obama falando de direitos humanos na Venezuela e assinando ações executivas intervencionistas, quando em seu país a polícia caucasiana assassina afro descendentes todos os dias em crimes de ódio racial?
Partindo daí é impossível falar em democracia no país, uma falácia a mais entre tantas que esse sistema intervencionista inventou, já que não se ocupa de sua política interna.
Sem lugar a dúvidas, a pior vingança para a comunidade (…) -
Opinião
A cultura da violência de gêneroIlka Oliva Corado
10 de junho de 2016, postado por Ilka Oliva CoradoExiste, a vemos todos os dias, está enraizada nos padrões colocados desde a infância, no sistema patriarcal, nos fatores socioculturais: a violência contra as mulheres é real e também é aceita como algo natural em nossa sociedade misógina e machista. Para a violência de gênero não existem fronteiras territoriais nem distinção de classe social, cor, credo e grau de escolaridade. É imperceptível devido a forma como é solapada. Uma violência exercida a todo nível, ilimitada e que não (…)
-
Opinião
ESTADOS UNIDOS - Eleições e indocumentadosIlka Oliva Corado
21 de abril de 2016, postado por Ilka Oliva CoradoEm qualquer lugar do mundo, sob qualquer circunstância, os imigrantes indocumentados sempre são os mais golpeados dos sistemas. Invisíveis como pessoas e visíveis como algo valioso para saquear. Dos imigrantes indocumentados aproveita-se o país de origem que os obriga a emigrar; em troca dessa ingratidão recebe as remessas que eles enviam e que são as que mantêm o país de pé. Aproveita-se o país de passagem que desrespeita seus direitos humanos e a liberdade de trânsito. Os sequestra, (…)